quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Folk me, not again!

Toda semana de moda de Nova York é a mesma coisa. Corro no site da Elle ou no Style.com pra checar as coleções, e sempre espero ansiosamente pelos desfiles do Marc Jacobs, tanto a marca principal, quanto a "filhote".

Lembro que há uns cinco anos meu sonho de consumo máximo era um sapato do Marc Jacobs, de camurça vinho, com uma forma meio anos 80 fazendo releitura dos anos 20, com uma flor marrom ao lado. Era lindo, totalmente outono, o sapato da minha vida. E quem não lembra daqueles saltos invertidos óóóótimos da coleção de primavera de 2008?

Aí chega a temporada de desfiles da Primavera 2010, e ele consegue fazer os sapatos mais escabrosos que já existiram. Na coleção da Marc by Marc Jacobs, uma coisa meio oriental, meio étnica, meio folk. Olha, eu entendo que é primavera e os sapatos costumam ser mais abertos, que a tendência étnica costuma fazer sucesso nessa época... mas não é um pouco da mesma coisa? Quer dizer, aquelas sandálias étnicas que ele criou pra Louis Vuitton já rodaram o mundo e chega uma hora que cansa, vira lugar-comum.

Coleção Tribal-oriental-folk da Marc by Marc Jacobs...

Já na coleção da marca principal, ele declarou querer fugir do tema 80's que havia impregnado as passarelas da última temporada (e que ele super aderiu - casacos neon contra os tempos austeros, anyone?), criando uma atmosfera mais romântica, com nudes, babados, rosas antigos... e sapatos que parecem tão desconfortáveis, que chega a doer na alma. Reparem no solado inexistente da parte da frente em todos os calçados, ou nos dedos apertados pela tira da sandália da modelo da foto central, e o último... eu nem vou comentar o último.


... e os flats da coleção principal, inspirados por Rei Kawakubo

Eu entendo que há sapatos statement, mas será que esse é o caso? Teremos que esperar chegar nas lojas e ver se as pessoas vão usar, mas e pra vocês? Luxo ou lixo?

Fotos: Don Ashby & Olivier Claisse (Style.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Creative Commons License
São Paulo a seus pés by Ivna Baracho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.